“o tempo esta fechado


Pois e prezado leitor chegamos a ultimo livro do Antigo Testamento, que e escrito ai por volta de v a.C, mais ou menos 430 a.C  o profeta Malaquias trás as suas palavras para a nação de Judá, restaura depois do cativeiro.
Olha veja bem que a mensagem aqui e complicada, difícil tudo indica que o tempo esta fechado, Deus, esta irado esta com o tempo fechado e a uma solicitação de ter o templo fechado, você sempre imaginou pensou, que Deus sempre gosta muito de igreja, Deus gosta muito de templo, Deus gosta de reunião religiosa, pois e meu amigo se prepare, por que agora vai fechar o tempo, e Deus quer que o templo seja fechado, vamos observar e descobrir a mensagem de Malaquias cap. 1, tudo começa no primeiro vr, quando nos temos a palavra divina dizendo uma advertência, a palavra do Senhor contra Israel por meio de Malaquias, logo vr. 1 conforme a nvi, então Deus começa questionar este povo, e Ele diz no vr. 2
"Eu sempre os amei", diz o Senhor. "Mas vocês perguntam: ‘De que maneira nos amaste? ’ "Não era Esaú irmão de Jacó? ", declara o Senhor. "Todavia eu amei Jacó,
mas rejeitei Esaú. Transformei suas montanhas em terra devastada e as terras de sua herança em morada de chacais do deserto. "

Malaquias 1:2,3
Deus começa a falar para o povo, que historicamente eles precisam olhar para trás e ver, como Deus tem amado a Israel, e esse amor incondicional, esse amor não esta fundamentado no mérito da nação, nem nas suas qualidades especiais não, esses méritos que talvez a gente, possa pensar e imaginar, não existe Deus amou pela sua soberana escolha o próprio povo de Israel, no entanto o que acontece, eles estão agindo de absolutamente inadequada, e o texto prossegue dizend

Embora Edom afirme: "Fomos esmagados, mas reconstruiremos as ruínas", assim diz o Senhor dos Exércitos: “Podem construir, mas eu demolirei”. Eles serão chamados Terra Perversa, povo contra quem o Senhor está irado para sempre.

Vocês verão isso com os próprios olhos e exclamarão: Grande é o Senhor, até mesmo além das fronteiras de Israel!


Malaquias 1:4-5
Deus explica para o povo que a rivalidade, com seus irmãos os Edomitas descendente de Esau, esta rivalidade não funcionara, por que Deus tem abençoado ao seu povo, no entanto assim como Deus tem abençoado a sua vida, você tem recebido tantas coisas boas de Deus, também Israel também recebeu, mas a pergunta que fica para você e para mim, e será que nos estamos, ou somos suficientemente agradecidos, pelo que recebemos.
Pois e preste atenção meu querido leitor, veja a reclamação divina, tome cuidado, pegue o guarda chuva protege se bem, por que vai fechar o tempo.

6 "O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?", pergunta o Senhor dos Exércitos a vocês, sacerdotes. "São vocês que desprezam o meu nome!
"Mas vocês perguntam: 'De que manei­ra temos desprezado o teu nome?'
7 "Trazendo comida impura ao meu altar!
"E mesmo assim ainda perguntam: 'De que maneira te desonramos?'
"Ao dizerem que a mesa do Senhor é desprezível.  
Malaquias cap.1.6-7

ou seja na hora de trazer sacrifícios a Deus, como era costume no Antigo Testamento de trazer as ofertas, eles traziam de qualquer jeito, traziam impureza, traziam sujeira, imagine você oferecendo um almoço um jantar para um amigo, com a louça suja, com o copo imundo, pois e isso que o pessoal estava oferecendo a Deus, não e a toa que Deus vai perder a paciência com este pessoal, e eles desprezam as coisas de Deus que e o problema desta geração depois do Exilio, mais as coisas ficam mais complicadas, veja só que atitude  absurda, que atitude inimaginável vamos encontrar na sequencia no texto de Malaquias.


8 "Na hora de trazerem animais cegos para sacrificar, vocês não veem mal algum. Na hora de trazerem animais aleijados e doentes como oferta, também não veem mal algum. Tentem oferecê-los de presente ao governador! Será que ele se agradará de vocês? Será que os atenderá?", pergunta o Senhor dos Exércitos.
9 "E agora, sacerdotes, tentem apaziguar Deus para que tenha compaixão de nós! Será que com esse tipo de oferta ele os atenderá?", pergunta o Senhor dos Exércitos.  Malaquias cap 1.8-9

Eu tenho certeza que você já viu gente que e avarenta, como e na língua popular “unha de fome”, que e pão duro, pois e pessoas assim quando vão dar alguma coisa para os outros, der uma roupa rasgada, um pão velho, que e vez de jogar no lixo arruma alguém, uma instituição para receber isso, agora imagina que aqui o próprio povo na hora que trazer a coisa que deveriam ser oferecida a Deus, com os consentimentos dos próprios sacerdotes, trazia animais cegos, defeituosos, aleijados, eles acham que estava tudo bem, Malaquias trás a palavra do Senhor indignado, dizendo escuta veja que ingratidão, como e que vocês tem coragem isso a Deus.
E meu querido leitor, e verdade infelizmente muita coisa que e feita para Deus, nos dias de hoje, nem o diabo aceitaria, de tão ruim, de tão mal feito que é, pois e a coisa aqui e complicada, e terrível, por isso então como as coisas estão ruim, como esta fechando o tempo aqui nas relações, entre Deus e seu povo, o vr 10 vai dizer aquilo que ninguém imaginava

10 "Ah, se um de vocês fechasse as portas do templo! (chega! para com isso, não queremos ouvir falar mais nesses cultos, como ele são, assim ao menos Deus vai dizer ainda) Assim ao menos não acenderiam o fogo do meu altar inutilmente. Não tenho prazer em vocês", diz o Senhor dos Exércitos, "e não aceitarei as suas ofertas.
11 Pois, do oriente ao ocidente, grande é o meu nome entre as nações. Em toda parte incenso é queimado e ofertas puras são trazidas ao meu nome, porque grande é o meu nome entre as nações", diz o Senhor dos Exércitos.

Pois e que acontece esse povo Judá, imagina o seguinte, pois e Deus Ele precisa de nós, por que somos o povo da aliança, e então o que temos a oferecer para Ele e isso, que dizer Ele contentem, sim ou não, pelo menos Ele esta recebendo, algum sacrifício, alguma oferta da nossa parte, o que Deus vai dizer, Deus vai responder o seguinte, escuta onde e que vocês estão com a cabeça, vocês acham que eu preciso de vocês? E você prezado leitor você acha que Deus precisa de você? Que tipo de Deus e esse que muita gente imagina.
Deus não precisa de ninguém, esse povo achava que Deus tinha necessidade, como se ele fosse um Deus limitado, pagão que não tem de fato o poder sobre o mundo e o universo, Deus não precisa de nada, Ele diz o seguinte, se vocês acham que Deus precisa desse sacrifício, fiquem sabendo que grande e o meu nome entre as nações, Deus levanta adoradores, Deus levanta que o ame, em outro contexto e ambiente, vocês não serão nenhum tipo de exclusividade para me servir, e isso que Deus diz vocês profanam o nome de Deus, profanam diz o vr de numero 12,
Malaquias cap. 1:


12 "Mas vocês o profanam ao dizerem que a mesa do Senhor é imunda e que a sua comida é desprezível.
13 E ainda dizem: 'Que canseira!' e riem dela com desprezo", diz o Senhor dos Exércitos.
"Quando vocês trazem animais rouba­dos, aleijados e doentes e os oferecem em sacrifício, deveria eu aceitá-los de suas mãos?", pergunta o Senhor.



Ai a palavra é dura, Deus não aceita este tipo de culto feito de qualquer jeito, como se Ele tivesse necessidade de receber esse tipo de coisa feita da maneira mais absurda possível, a palavra divina.

14 "Maldito seja o enganador que, tendo no rebanho um macho sem defeito, promete oferecê-lo e depois sacrifica para mim um animal defeituo­so", diz o Senhor dos Exércitos; "pois eu sou um grande rei, e o meu no
me é temido entre as nações."

Sim Deus e temido entre as nações, Deus e o Senhor de toda a terra, Deus n~]ao depende de modo nenhum daquilo que nos oferecemos a Ele, cuidado esse texto vai nos mostrar que este povo deixou se dominar pela ingratidão, agiu com muito descaso, desprezo para com Deus, trouxe sacrifício inaceitável, mas mesmo assim eles mantinham o seu culto, eles mantinham uma adoração falsa, eles tinham uma espécie de tradicionalismo vazio.
Meu querido leitor, Deus não aceita esse tipo de comportamento, portanto e muito importante presta atenção a que Malaquias capitulo 1 vai nos dizer, a grande verdade e que Deus nos convoca para uma atitude de culto de adoração adequada, e ao contrario do que a gente imagina, não e verdade que Deus esta implorando, pedindo dizendo se vocês não fizer esse culto, se você não me servir coitadinho de mim, vou ficar triste sentado aqui no céus precisando de alguma adoração, não Deus e Senhor de toda terra, e não precisa de ninguém, Ele certamente tem o seu nome, grande entre as nações, por isso temos que ver como temos cultuado, e como temos tratado a Deus, faça isso que seu templo seja fechado, e sua relação com Deus fique com cara de tempo fechado







                                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

quem vê casa, não vê construção

a hora do pesadelo

Beteseda o tanque da misericirdia